Post Page Advertisement [Top]

  Confira no "Leia Mais" o terceiro Artigo da PWF.

  Eu disse na primeira edição que os artigos não se tornariam um quadro fixo da PWF, mas eu estou gostando de escrever e vocês estão gostando de ler, então como em time que está ganhando não se mexe, vamos seguir com o jogo e oficializar esse como um quadro mensal. Aproveitando que no último artigo eu falei um pouco sobre o que faz uma boa Tag Team e entrei bastante a fundo sobre as Promos, hoje irei falar um pouco do que faz uma boa Promo.

  Por mais que eu semanalmente leia dezenas de Promos de vocês, não me considero um "especialista em Promos" então chamei os 2 melhores Promadores da PWF atualmente na minha opinião, Eduardo Buosi (Brock Lesnar) e Expedito Allison (Billy Kingston), para me ajudarem a elaborar esse texto.

Há muito o que ser dito, então falarei por tópicos, pois acho que pro que eu pensei ficará melhor:

1- Como Montar sua Promo:
-Estética
  Pode parecer que não, mas um comentário bonito e bem organizado chama bastante a atenção. Usem o negrito e itálico à favor de vocês, principalmente o negrito que é o que mais se destaca. Pra quem não sabe usar, se você quer usar negrito coloque o texto entre <b> e </b>, exemplo: <b> teste </b> (no caso o escrito "teste" apareceria em negrito na publicação do comentário). No caso do itálico é só trocar "b" por "i". Eu particularmente gosto de usar o negrito na descrição do ambiente ou quando vou mostrar que é alguém falando, como "Bandido: Nós mexicanos somos os melhores!" mas já vi gente usando o negrito pra destacar pontos chaves da Promo.

  E na parte de estética, além de negrito e itálico acho que vale falar sobre o espaço. Quando for mudar de um parágrafo para o outro, não escreva na linha já logo de baixo. Fica visualmente muito feio. Salte 1 linha de espaço. Pode parecer besteira, mas faz muita diferença visualmente falando.

-Português
  A PWF não é o ENEM! Eu não vou ficar descontando "ponto" por erros de português, mas quando comparada a Promo de alguém que escreve perfeitamente com quem escreve tudo errado, não tem como não apontar o que escreve melhor como uma Promo melhor, mesmo se o conteúdo em si da Promo não for tão superior.

  Como eu já disse, eu não desconto ponto por erros, mas uma Promo que eu preciso ler diversas vezes pra entender, acaba saindo atrás. Não tem como. Saiba o básico do português! Saiba conjugar verbos corretamente! Saiba a diferença de "mas" e "mais". Saiba a diferença de "vende-se" e "vendesse". Saiba a diferença de "venceram" e "vencerão". Saiba usar letra maiúscula. Saiba usar pontuação. SAIBA USAR VÍRGULA! Tem gente que usa vírgula como se fosse ponto final, ou pior, gente que escreve uma Promo inteira sem nenhuma vírgula. Simplesmente não tem como ler e é derrota praticamente garantida contra alguém que escreve com o mínimo da decência do português!

  Após estar com tudo isso em dia, que a gente entra nas dicas sobre o conteúdo propriamente dito da Promo...

-Estrutura
  Tenha uma estrutura planejada em sua cabeça e siga com sua linha de raciocínio. Já tenha em mente por exemplo: "No primeiro parágrafo irei falar sobre os acontecimentos do show passado, no segundo falarei sobre minha história com meu adversário, no terceiro e quarto atacarei meu adversário, no quinto falarei o porquê de eu ser melhor tendo por base o que falei anteriormente..." e por aí vai. Sempre um tema puxando o outro e não como recortes sem ligação.

  Não há um número indicado de parágrafos, mas todo texto precisa de início, meio e fim, então pelo menos 3 parágrafos. Parágrafos de tamanhos consideráveis, não 3 linhas, algo com pelo menos umas 9 linhas. Quantidade não é qualidade, mas é impossível argumentar com qualidade em um parágrafo de apenas 3 linhas. Desenvolva sua fala! E ao fim conclua tudo com um fechamento digno de Promo. Saiba exatamente onde você quer chegar na sua Promo.

(PS: O Blogger tem limite de 4000 caracteres por comentários, então dependendo do tamanho de sua Promo, você precisará dividir seu comentário em duas ou mais partes na hora de postar)

-Heel
  Há diversos tipos de Heels. O egocêntrico, que se coloca no centro de tudo, tudo gira em torno dele. O arrogante, que menospreza o adversário e o coloca pra baixo. O Trash Talker que fala muita merda, ofende o adversário sem medir palavras. O Monster Heel, esse exalta mais seus feitos monstruosos de força. O covarde que sempre se esconde atrás de alguém e arruma desculpas. O lance é, você sendo Heel, tenha em mente que você é o vilão! Você pode atacar a vontade o rival. Use isso a seu favor, mas claro com o mínimo de bom senso... não adianta nada você como um Hardcore Champion por duas semanas querer diminuir as conquistas de um Former World Champion que segurou o título mundial por 200 dias. O que você pode fazer é tentar achar algum ponto fraco, por exemplo uma recente sequência de derrotas nas últimas matches que faça com que você possa bater na tecla que seu adversário não é mais o mesmo de quando ele era campeão mundial.

  E uma camada interessante do vilão, é quando ele é um vilão justificável. Esse é o melhor tipo de Heel que existe. Aquele que tem um motivo pra fazer o que faz, pra agir da forma que age. Já ouviram o ditado "todo vilão é o herói de sua história"? Pois um bom vilão é esse! Ser "mal porque sim" é simplesmente muito raso. Seja um vilão o qual os leitores consigam entender o motivo de você agir assim, principalmente baseado nos acontecimentos de seu personagem dentro do Kayfabe da empresa. Não necessariamente concordar, mas entender.

-Babyface
  Agora o Babyface é o oposto. Ao meu ver um bom Babyface é aquele que ao invés de colocar seu adversário pra baixo pra ficar acima, um bom Babyface eleva seu adversário, exalta as conquistas dele, mas então se coloca ainda acima dele. É o que a maioria tem dificuldade em fazer, por isso a maioria segue por ser Heel porque acha que só menosprezando o adversário você automaticamente está fazendo uma boa Promo, o que não é verdade. Um bom exemplo é quando Heath Slater é eliminado da NXT e corta uma Promo nos Pros, chegando a dizer "E isso me leva a você Chris [Jericho]. 6x World Champion. O homem que diz ser o melhor no que faz. Esse homem derrotou Stone Cold Steve Austin! E The Rock em uma noite! E EU TE DERROTEI! *apontando pro Jericho*" Eu sempre uso essa Promo de exemplo, pois é curta e mostra a essência de uma Promo Babyface ou de quando você tá enfrentando alguém anos luz na sua frente em termos de ser consagrado dentro da empresa. Confiram a Promo clicando AQUI!

  Mas vamos ser sinceros... também ninguém merece o Babyface bunda mole. Se você está em uma puta rivalidade intensa com um Heel que já fez diversos atos de vilania pra entrar em sua mente, simplesmente não funciona continuar Promando como o Babyface bonzinho que nunca se exalta. Traga agressividade pra sua Promo! É justificável e sua Promo será mais condizente com o que acontece com seu personagem.

-Nunca quebre Kayfabe!
  Se Wrestling fosse um esporte onde tudo o que acontece nele é 100% legítimo, ainda assim faz sentido minha Promo? Se não, tá erradíssimo! Eu já dei derrotas imediatas pra wrestlers que a Promo era num geral melhor que o adversário, mas que infelizmente quebrava o Kayfabe em alguns momentos, porque pra mim essa é a regra mais importante! Da mesma forma que um ator não sai do personagem não importa o que aconteça, em momento nenhum mostre que o Pro-Wrestling não é legítimo e sim escrito pra seguir um Script.

  Não use na Promo algo como "A PWF não construiu bem minha rivalidade com fulano"! NÃO! Não é a PWF que constrói rivalidades no Kayfabe, a rivalidade surge de forma orgânica entre dois lutadores. Seria tipo um personagem em um filme falar que os roteiristas não trabalharam bem algo. E cuidado em Gimmicks de teoria da conspiração, porque já vi muitas pessoas com essa Gimmick caindo no erro de criticar a empresa por sempre os mesmos lutadores ganharem, o que não faz sentido se no Kayfabe a vitória aconteceu de forma legítima. Faz sentido alguém reclamar da FIFA se a mesma seleção ganhar 3x seguidas a Copa do Mundo? Não! Pois é um esporte legítimo! Se a seleção ganhou 3x seguidas foi mérito dela. Kayfabe é tratar o Wrestling como se fosse legítimo. Se você quer emplacar uma Gimmick de conspiracionista contra a empresa, encontre outras formas de fazer isso. Apontar "fulano sempre ganha" só faz você parecer um grande perdedor. Você quer o que? Que ele perca de propósito pra você? Não faz sentido!

  E vamos supor que no Kayfabe, no show seu personagem aceitou por livre e espontânea vontade colocar seu Title em jogo semana que vem contra fulano. Então na hora de Promar, não faça uma Promo criticando a empresa, Evan Miller, ou seja quem for por estar realizando essa Title Match no próximo show. Também não faz sentido! Foi "você" (no kayfabe, que é o que importa) que aceitou a luta! Preste atenção nos detalhes do Kayfabe. Se no Kayfabe seu personagem aceitou a luta no show 1, não faça uma Promo pro Card 2 criticando o fato dessa luta estar acontecendo. Enfim, tomem cuidado com o Kayfabe, e evitem termos de Off como Booker, Jobber, Heel-Turn, etc.

-Backstory
  Use e abuse da história de fundo que existe entre você e seu adversário na Storyline. Extraia o máximo que puder dos shows e da história existente. Adversários que parecem ter caído de paraquedas são os que mais dão trabalho para argumentar contra. Em alguns casos, principalmente Babyface VS Babyface, talvez você não encontre nada para atacar. Nessas situações, eu recomendo que se ocupe de tentar elevar a si mesmo no comentário ao invés de forçar investidas que talvez não façam tanto sentido para a pessoa que está avaliando as promos.

  E não necessariamente o que já funcionou na vida real dentro de um contexto, funcionará com seu personagem dentro de outro contexto completamente diferente na PWF. Vamos supor que você é o Brock Lesnar e vai enfrentar o Roman Reigns. Basta você pegar uma Promo de verdade do Paul Heyman na WWE falando sobre o Reigns? Talvez não! O contexto daquela Promo talvez seja completamente diferente da rivalidade Lesnar VS Reigns da PWF! Eu já vi uma pessoa aqui na PWF fazer "Ctrl C + Ctrl V" de uma Promo do Mick Foley que é considerada uma das melhores da vida real e usar aqui por seu personagem ter um pé no violento Hardcore. Mas simplesmente não funcionou, pois não aconteceu na PWF nada próximo do contexto original. A Pipe Bomb do CM Punk é a mesma coisa! Vira e mexe vejo novato copiando e colando trechos da Pipe Bomb e usando. Além de ser uma simples cópia, é simplesmente equivocado pro contexto de seu personagem dentro da empresa.

  Saiba qual é a SUA história dentro da PWF! Saiba o que extrair da sua Storyline/Feud. Quando você estiver no ponto alto de uma rivalidade, a falta do que falar não deverá ser um problema. E é possível que eventualmente você esteja diante de alguém que já derrotou o seu personagem durante ou ainda no início dessa feud. Seu primeiro pensamento talvez seja o de ignorar essa derrota e tratá-la como se nunca tivesse acontecido, mas, embora isso funcione para alguns caras, eu não recomendaria. Pelo contrário, quanto mais você trabalhar em cima desse resultado passado, mais você será capaz de desenvolver em termos de motivações para a vitória. Nenhum personagem viverá só de pontos altos, mas isso não significa que os pontos baixos da história não possam ser reaproveitados. Conte sua história a partir de sua perspectiva.

-Ambientação
  Algo legal de se ter na Promo é uma ambientação, que por isso eu quero dizer uma descrição do ambiente, do cenário ao entorno de seu lutador durante a Promo, mas um forte conselho que eu dou é: faça com que tenha um motivo. Se você descreveu que seu lutador está em uma sala escura, qual é o motivo pra tal? Se simplesmente não faz diferença ele estar em uma sala escura ou ao ar livre com o sol em cima dele, qual o propósito de descrever o ambiente? Não muda em nada! Se vai utilizar algum objeto, "fulano pegou um martelo" faça com que no final da Promo esse martelo descrito tenha alguma importância. Não descreva o ambiente apenas por descrever, dê significado à tudo o que está na Promo.

  Conte uma história através de sua Promo, e uma história precisa de início, meio e fim. Descrever por descrever é apenas encheção de linguiça. Se você descreveu que seu wrestler está com o objeto A na mão esquerda e o objeto B na mão direita, faça com que tenha um sentido para tal ou que no meio ou final da Promo ele utilize desses objetos pra alguma coisa, talvez representando o adversário ou a si mesmo.

-Analogias
  O que é uma analogia? De forma bem resumida, analogia é uma relação de semelhança. E o legal é quando utilizamos dela trazendo pra algo da nossa Gimmick, ou da Gimmick do nosso adversário. Por exemplo, seu adversário é um Highflyer, você pode contar a história de Ícaro que voou tão alto que teve suas asas derretidas pelo Sol e caiu no mar, o que levou à sua morte. Se seu adversário for um gigante e você é um lutador pequeno, você pode traçar um paralelo com analogias referentes à história de Davi e Golias. "Quanto maior o tamanho, maior a queda" é um exemplo de analogia boa a ser utilizada quando enfrentando um oponente maior fisicamente.

  "Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar" quando seu adversário já te derrotou uma vez. "Peixe grande no aquário VS Peixe pequeno no mar" dá pra ser utilizado contra um adversário que já foi grande quando brigava no Mid-Card, mas quando subiu no Main Event se mostrou apenas um peixe pequeno quando lutando com os caras grandes. São apenas alguns exemplos, alguns até já bem batidos, mas saibam trabalhar em cima deles que sabendo desenvolver bem, mesmo uma analogia já bem conhecida pode render bons comentários. E saiba utilizar de sua Gimmick. Se você tem a Gimmick de um urso, faça diversas comparações com o animal de verdade. E por aí vai. Só cuidado para não exagerar, ao ponto de toda frase ter uma analogia e algumas que não combinam em nada com seu personagem. Saiba filtrar bem as analogias e principalmente, desenvolvê-las.

  O problema é que utilizar demais de uma mesma analogia pode voltar contra você. Exemplo de Bear Bronson na PWF que sempre utilizava de analogias com ursos, então todo adversário dele começou a utilizar de analogias de caçadores. Ele mesmo assim conseguiu se sair bem sob essa situação, mas fica o alerta pra vocês. Se os seus comentários seguem um padrão, eventualmente alguém irá percebê-lo e não será tão difícil assim combatê-lo. Então usem com moderação.

-Estipulações de Matches
  Esse tópico pode ser usado a partir de analogias ou descrições do ambiente, que é se aproveitar da estipulação da sua match. Não Prome pra uma Ladder Match com uma mesma Promo que você usaria em uma simples Single Match. Não Prome pra uma Hardcore Match com uma mesmo Promo que você usaria em uma simples Single Match. A estipulação está na match por um motivo! Pra começar que aqui na PWF as estipulações não são jogadas na match simplesmente "porque sim", então se a match tem uma estipulação diferenciada, provavelmente tem uma Backstory por trás que já dá pra você se aproveitar. E se aproveitando ainda mais da estipulação, trate sobre ela na sua Promo. Fale sobre o que é estar lutando sob essa estipulação. Use analogias próprias! Se é uma Ladder Match, fale por exemplo sobre escalar a "escada do sucesso". Use objetos na ambientação! Se é uma Hardcore Match, faça com que em algum momento da Promo seu wrestler pegue uma Steel Chair e faça algo com ela representando o que fará com seu adversário. Enfim, se aproveitem das estipulações. Alguém que não sabe qual é sua luta no Card, se ler sua Promo vai saber qual é a estipulação que você está lutando? Se não, tem algo errado aí na sua Promo!

-Dados Estatísticos
  A PWF tem a sua disposição o PWF Cartel (Confiram clicando AQUI!) onde você pode ver diversos dados de seu adversário. Lutas que ele ganhou ou perdeu, aproveitamento geral ou no ano específico, dentre diversos outros dados (recomendo visualizar o site pela Web, que na lateral vai aparecer o nome de cada lutador da empresa onde se você clicar vai aparecer mais dados sobre o lutador em específico). E aqui no próprio site da PWF dá pra conferir diversos outros dados, como os reinados, quanto tempo ficou em posse de um Title, etc. Enfim, são MUITOS dados! Utilizem deles!

  Mas... por favor, sem do nada incorporar um professor de estatística (a menos que você seja um Manager ou o Christopher Nowiski que tem essa gímmick). Não faça uma Promo falando: "Fulano, você tinha 70% de aproveitamento, mas após perder a Tag Team Match da semana passada, agora você tem 65%", "Você tinha o 5° melhor Score da PWF, mas agora é o 7°", etc. Os dados estão aí pra você utilizar a seu favor, lógico, mas não expositivamente assim incorporando um professor de estatística. Pegue as informações e construa algo em cima, uma metáfora, uma analogia que represente um mal rendimento ou uma queda na empresa.

  Vocês conseguem imaginar um Baron Corbin "Lone Wolf" falando: "Então fulano, nesse ano de 2022 você só venceu 40% das suas lutas, enquanto eu venci 70%"? Não! Porque não é assim que funciona! E cuidado também pra não ficar preso somente nos dados, há muitas coisas MUITO mais importantes do que isso, como por exemplo os adversários. Se seu adversário só tem 2 vitórias esse ano mas são sobre Brock Lesnar e Billy Kingston (os 2 maiores nomes da PWF), ele realmente estaria atrás de você que tem vitórias só sobre Felix, Calgary Kid, Del Patron, Jhown Punk e Icarus Philemon (5 Jabronis da PWF), só porque você tem 5 vitórias enquanto ele tem 2? Então utilizem dos dados estatísticos, mas com cuidado.

-Argumentação
  E é aqui que decide a maior parte dos combates: uma boa argumentação. Argumentação é você dar bons motivos pra convencer o leitor daquilo que você está falando em sua Promo, que em suma é: ser melhor que seu adversário. Basicamente toda Promo tem como objetivo se mostrar melhor que o adversário. Seus argumentos para tal são bons? "Meu adversário é ruim porque tal, tal, tal" ou "Meu adversário é bom, mas eu sou melhor porque venci fulano em um tempo menor e com menos dificuldade", apenas alguns exemplos bobos mas que ilustram o que é a argumentação.

  Mas e então, o que é uma boa argumentação? É uma que convença o leitor de que todos os seus pontos falados na Promo de fato sejam verdadeiros e façam de você de fato superior. E é aí que mora o problema, pois cada match é um caso. Cada combinação de oponentes é um caso. Tente enxergar sua Promo pela visão de alguém de fora da match e se pergunte: "São bons argumentos pra mostrar que eu sou superior?", pois seu objetivo é convencer alguém de fora da match, no caso quem estiver avaliando o combate.

  E muitas vezes a gente já até imagina algum argumento que nosso adversário possa tentar utilizar em cima da gente, algum ponto que ele pode achar ser um ponto fraco do nosso personagem e queira se aproveitar, então pensando nisso você já pode Promar utilizando de contra-argumentos pros argumentos que você acredita que seu adversário vai utilizar. Isso é o que chamamos de "Counterar" o adversário, quando tudo que o adversário fala sobre você na Promo dele, você já apresentou um contra-argumento mais forte e mais convincente dentro de sua própria Promo. Isso muitas vezes acaba totalmente com a base da Promo do seu adversário, então se você achar que sabe de um aparente ponto fraco seu que seu oponente possa querer explorar, pode ser na "contra argumentação" que você ganhe dele!

-Estude seu adversário
  Além de Counterar seu adversário tentando prever o que ele vai tentar falar de você, você pode Counterá-lo já sabendo o que ele falará dele mesmo. Como? Estudando ele! Todo Promador tem um padrão, tem algo que costuma dizer na maioria das promos, então descubra o que é isso no seu adversário. Leia as Promos dele! Principalmente as últimas e dos últimos Pay-Per-Views. Dar uma lida nas últimas Promos de seu adversário dão um bom norte do que falar em sua Promo contra ele, tentando contra-argumentar argumentos que ele geralmente usa pra se elevar. Mas pegue comentários de Big Matches em que ele realmente teve que se esforçar nos comentários, porque pegar comentários de 3 linhas que ele Promou em matches que eram Free Wins provavelmente de pouco te ajudará. A PWF tem a aba de "Cards" (Confira clicando AQUI!) que tem todos os Cards da empresa. Saiba como usá-la a seu favor.

2- Como Ficar Melhor:
-Leia Promos
  Leia Promos dos melhores Promadores da empresa. Abra o Card de um Pay-Per-View e procure pelas Promos de caras como Brock Lesnar, Billy Kingston, Roman Reigns, Adam Page, Seth Rollins, Felipe Paulo, Mike Kanellis, S.O.S, Ilja Dragunov, Gleison Grandwell, Lance Archer, dentre diversos outros bons Promadores da empresa e dos mais diferentes estilos justamente para te dar um maior repertório. Leia as Promos desses caras e tente "fazer igual" entre muitas aspas. Fazer igual no sentido de tentar pegar a base de como esses caras Promam e usar da sua própria maneira. Quem é da época de 2012 sabe que as Promos antigamente não eram nada parecidas com as Promos de hoje em dia que são muito melhores em questão de qualidade. Como eu me adaptei? Lendo as Promos dos bons promadores da época e tentando fazer "parecido", mas não como uma cópia, e sim tentando entender como eles montavam suas Promos pra fazer as minhas de meu próprio jeito.

-Estude o seu personagem
  Tal como devemos estudar nossos adversários em uma match específica à curto prazo, devemos em um geral estudar nosso próprio personagem para melhorarmos à longo prazo. Não só estude o seu personagem, mas também a Gimmick dele ou que você dará a ele. É muito comum escolhermos lutadores que gostamos, mas que muitas vezes não sabemos como interpretá-lo. Estude materiais desse lutador de verdade ou da Gimmick que você está usando nele. Procure por Promos desse lutador, entrevistas, padrões de comportamento/personalidade, etc. Se sua inspiração de Gimmick for outra, por exemplo um animal selvagem ou uma profissão, também estude sobre. Talvez procure até mesmo por Promos de outros lutadores da vida real que se assemelham à Gimmick que você quer dar ao seu personagem. Busque usar tudo o que tiver à sua disposição de material à seu favor.

-Tentativa e erro
  Tentar e errar é algo essencial. Quando se é iniciante, dificilmente você emplacará logo de cara, sendo assim, é importante que você procure outras ideias de Gimmicks até chegar em uma que você se sinta confortável Promando e Promando bem. Vou além e digo que até mesmo pessoas já consolidadas na empresa uma hora estagnarão e precisarão se reinventar com novas ideias pro seu personagem, e será preciso tentar e errar até acertar. Seja paciente principalmente se você for novato. Não necessariamente você precisará seguir pela Gimmick mais complexa, muitas vezes interpretando uma Gimmick simples pra você de escrever, fará com que você Prome tão bem a ponto de ter se encontrado na empresa.

  E aceite os erros como oportunidades de melhora. Não feche sua cabeça e comece a pensar que quem avaliou a match que se equivocou e que sua Promo não teve os defeitos pontuados. As vezes você ainda não está tão bem quanto pensa estar e as vezes você ainda não encontrou a Gimmick certa pra emplacar de vez na empresa. Tem muitos lutadores na PWF mesmo que só encontram sucesso na terceira tentativa de Gimmick diferente, como por exemplo o Cezar, maior Hardcore Champion. Ele iniciou como um brasileiro zoeiro, não deu muito certo. Em sua segunda Run pela empresa se tornou um Heel agenciado pelo Paul Ellering, que também não deu certo. Então ele teve uma nova ideia, a "Cezar Security Agency (CSA)" uma agência de segurança do Cezar seguindo o estilo APA da WWE e aí sim finalmente deu certo! Sharada é outro nome que só na terceira Run pela PWF encontrou sucesso como parte da S.O.S. Então tentem, falhem, persistam e deixem o cérebro sempre trabalhando com ideias novas. Eu inclusive sou sempre muito aberto à ideia das próprias pessoas, então sejam proativos.

-Feedback
  Pedir por Feedback é pedir por uma opinião de uma terceira pessoa em relação à sua Promo, mas na verdade pode ir muito além de sua Promo, como por exemplo até mesmo de ideias que você tenha em mente para incorporar em sua Gimmick. Sempre busque por opiniões de outras pessoas, principalmente do GM se tratando de ideias. Se tratando de suas Promos, o GM (eu) só não poderá te dar um Feedback antes de sair o show pra não te dar Spoiler, mas o pessoal do grupo da PWF é sempre muito solícito. Assim que você postar sua Promo aqui no blog, você pode avisar o povo lá no grupo do Zap pedindo por um Feedback que com certeza alguém te dará. Tem o Expedito e o Eduardo que estão me ajudando a escrever esse artigo, mas tem muitas outras pessoas que vocês podem pedir por um Feedback, seja abertamente no grupo ou privadamente no PV. Não tenham vergonha! Interajam com o pessoal lá que com toda certeza vocês encontrarão alguém com quem vocês se sentirão à vontade pedindo por Feedback.

3- Consideções Finais:
  Lembrando que não existe uma "receita de bolo" pra se Promar. Não existe uma fórmula perfeita que é só segui-la, ou uma única maneira "correta" de Promar. Essas são algumas dicas, mas por exemplo, nosso Brock Lesnar da PWF quando Proma de Paul Heyman quase nunca utiliza de analogias ou descrições do ambiente. Isso não diminui a qualidade da Promo dele que compensa em outros quesitos como a argumentação impecável e que você compra como se o próprio Paul Heyman da vida real pudesse falar aquela exata frase daquela exata forma. Lógico, que há alguns pontos essenciais para todos como o do Português ou o de Não Quebrar o Kayfabe, mas no geral, a grande maioria são apenas dicas. Se alguém se beneficiar de algo dito neste artigo, nem que seja por uma única dica, então creio que o objetivo desse texto terá sido cumprido. Então agradeço à Expedito e Eduardo, pois acredito que esse artigo de construção em conjunta tem muito à agregar à quem tomou um pouco de seu tempo para ler todas as dicas.

  Eu ia deixar pra postar esse artigo lá pra metade do mês de março (como foram nas duas primeiras edições), mas com o Tribal Destiny sendo esse domingo, resolvi postar logo no 1° dia do mês para que quem sabe muitas pessoas consigam colocar em prática algumas das dicas desse artigo. Então é isso. Façam bom uso das informações e obrigado pela atenção! Vlw!

3 comentários:

  1. Ótimo Artigo!

    Parabéns pelo trabalho rapaziada, eu adorei as dicas a ideia é sempre melhorar, não atoa que o nível de promo de 2022 é bem superior ao de 2012 e com toda certeza qualidade vai melhorar ainda mais ao decorrer dos anos !

    ResponderExcluir
  2. Isso aqui tá uma verdadeira bíblia das promos! Parabéns aos 3 que elaboraram o texto, creio eu que muitos novatos vão ter um bom direcionamento agora.

    E lembrando também que inovações são sempre bem vindas, como foi o exemplo da promo em conjunto para Tag Teams que chegou para ficar. Pensem sempre fora da caixa!

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]